Cidadania e Profissionalidade
Escola Secundária Manuel Teixeira Gomes
Ano Letivo 2014/2015
Cursos EFA Nível Secundário - Habilitação Escolar – Turma A
CIDADANIA E PROFISSIONALIDADE
Unidade de Formação de Curta Duração (UFCD) CP4 – Processos Identitários (50 horas)
Adriano Miguel Arrais Gonçalves
1.
1.1. Quando era mais novo, eu e a minha família fomos a Kyoto, visitar uns amigos. Com certeza que nesta viagem iria vivenciar experiências únicas, pois eu ainda não tinha ido ao Japão, país que eu sempre desejei conhecer. Estes amigos compõem uma família de quatro pessoas: o pai Hideki, a mãe Yumi e os irmãos gémeos, Daichi e Isao.
Chegámos a Kyoto e, por volta do meio dia, fomos à casa deles e reparei que as casas no Oriente, têm uma estrutura completamente diferente das que se vêem no Ocidente. Na construção dos edifícios, os japoneses usam, principalmente, madeiras naturais, o que contrasta com a arquitectura europeia, em que se utiliza a pedra e o tijolo. Outro aspeto que me chamou a atenção foram os telhados pontiagudos.
Os nossos amigos receberam-nos de forma tradicional, vestindo o kimono, que é o traje tradicional do Japão. Hideki e os gémeos vestiam um kimono mais escuro, enquanto que Yumi vestia um mais claro, com desenhos florais e abstratos.
Ao longo da refeição, em que nos serviram um prato de “sushi”, a conversa desenrolou-se em inglês, por ser a língua comum. Nem eles falam português nem nós japonês. No entanto, não deixaram de ser pronunciadas palavras em ambas as línguas. Consegui fixar algumas, tais como: Konichiniwa (Olá), gomen’nasai (Desculpa), sayonara (Adeus), arigatõ (Obrigado), dõzo (Por favor).
Como budista que é, depois da refeição, Hideki fez questão de nos levar a conhecer o templo onde pratica a sua religião. Fui informado de que, segundo os ensinamentos de buda, todos devemos praticar a bondade, a caridade e a brandura para atingirmos o Nirvana, suprema sabedoria.