Ciclos económicos e crescimento económicos
Disciplina: MACROECONOMIA II
CICLOS ECONÓMICOS E CRESCIMENTO ECONÓMICOS
Docente: António Caleiro
Discente: Vanda Karina Mussagy
Nº: 25206
2010
INTRODUÇÃO:
Este trabalho foi recomendado pelo professor António Caleiro, no âmbito da disciplina de macroeconomia II. Nele foco a minha descrição dos Ciclos Económicos e o Crescimento Económicos, que foram temas abordados ao longo do semestre.
DESENVOLVIMENTO
Definição de ciclo económico:
Um ciclo económico é um movimento periódico, para cima e para baixo na produção, emprego, consumo, investimento e outras variáveis económicas relevantes.
Identificação dos Ciclos Económicos
Critérios para identificar uma recessão:
NBER: Uma economia encontra-se em recessão quando o PIB cai por dois trimestres consecutivos e o vale corresponde ao trimestre que precede dois semestres consecutivos do crescimentos do PIB
CEPR:Ocorre uma recessão quando o Output Gap está em queda prolongada, sendo o vale o final da recessão
Burda & Wyplosz identificam uma recessão como o período em que o output Gap é negativo durante quatro trimestres consecutivos, pelo menos, e no qual ocorrem pelo menos dois trimestres de crescimento negativo. O vale corresponde ao trimestre em que o output Gap foi mais baixo durante esse período, e o pico é o trimestre em que o output Gap foi mais alto entre dois vales.
PIB tendência é a trajectória que o PIB teria se os factores de produção fossem totalmente empregados. É um conceito meramente económico e não físico.
De acordo com o gráfico X, podemos verificar que o valor do PIB nunca coincide com o valor do PIB tendência, mas cruza este periodicamente quando o valor realmente observado na economia aumenta ou diminui.
A identificação de um ciclo coincide com o facto de o os valores do PIB andarem em volta de um valor, que é o PIB tendência, umas vezes acima desse valor, outras vezes abaixo