Cerâmica
Novembro/2012
Faculdade Pitagoras Jundiai
Engenharia Química
Ciências e Engenharia das materiais
Vasos Sanitários
Faculdade Pitágoras
Novembro/2012
Sumário
Introdução
Às vezes não paramos para pensar como é fabricado as coisas mais comuns e que mais usamos no dia- a –dia, alias quem vai sentar num vaso sanitário e vai ficar imaginando qual foi o processo de fabricação,ou qual é sua composição,com certeza raramente alguém faz isso, mas nessa pesquisa quero aborda e mostra para o querido leitor qual é seu processamento, estrutura ,propriedades e aplicação.
Para que assim você possa adquirir novos conhecimento sobre esta peça que usamos todos os dias e nem nos atentamos para saber como é feita.
Objetivo
Nessa pesquisa quero desmontar o processo que feito na fabricação de vasos sanitários, vamos aborda nessa pesquisa desde sua composição até seu processo final .
Fabricação
Em primeiro lugar vamos estudar sobre as características dos produtos a base de argila.
Os minerais argilosos ao entrar em contato com água eles se tornam muito plástico no qual a ação fica denominada como hidroplásticidade.
As argilas são aluminossilicatos compostos por Alumina (Al2 O 3) e sílica (SiO2) e que contém água quimicamente ligada.Suas estruturas são semi-cristalinas e também prevalece uma estrutura em camadas.
Composição
Uma importante propriedade das cerâmicas a base de argila é que quando se adiciona água a esses minerais, eles se tornam muito plásticos assim formando a condição de hidroplásticidade que veremos mais pra frente, alem disso a argila se fundem ou derrete em uma faixa de temperatura; dessa forma a cerâmica se torna densa e resistente.
Para a fabricação é necessário que as matérias-primas passem por um processo de moagem e trituração onde as partículas são reduzidas, depois passam por uma peneira com o objetivo de fazer um