celulas
Célula caracterizada por possuir um núcleo individualizado, delimitado por um invólucro celular que encerra o material genético.
As células eucarióticas têm uma organização estrutural complexa. Apresentam um conjunto de organelos celulares, possuindo um complexo sistema membranar interno (retículo endoplasmático, mitocôndrias, aparelho de Golgi, cloroplastos, etc.)
Encontram-se representadas em quase todos os grupos de seres vivos, desde as formas de vida mais complexas a seres unicelulares.
As células vegetais e as células animais, dois tipos de células eucarióticas, distinguem-se com base na presença ou ausência de certos organelos. A parede celular, os plastos e os vacúolos, por exemplo, são organelos que se encontram nas células vegetais, mas estão ausentes nas células animais. Os centríolos surgem apenas nas células animais.
Células Eucarióticas - Animais e Vegetais
A célula representa a mais pequena porção de matéria viva que possui capacidade de auto-duplicação. As células eucarióticas possuem um núcleo , bem delimitado e protegido por uma membrana nuclear. Por serem constituídas por muitos organelos membranares, são estruturas mais complexas do que as células procarióticas.
Célula Eucariótica Animal
http://fai.unne.edu.ar/biologia/cel_euca/images/celulaaldea.gif
Membrana Plasmática - Fronteira que separa o interior celular do exterior, controlando as entradas e saídas de várias substâncias. (Tatiana)
Citoplasma - Espaço intracelular entre a membrana plasmática e a nuclear. É preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida, denominada hialoplasma. Dentro deste, estão suspensos os organelos celulares. (Sílvia)
Retículo Endoplasmático - Estruturas membranares, dobradas sobre si mesmas, e que podem possuir, na sua superfície, pequenas partículas denominadas ribossomas. A principal função dos retículos endoplásmáticos rugoso (com ribossomas) e liso (sem ribossomas) é, respectivamente, a síntese proteica e a