Catalisadores
Catalisadores
Aluno: Ramon B. Silva
Catalisadores
Catalisadores são substâncias que quando inseridas em uma reação química, promovem o aumento da velocidade dessa reação. Isso é possível, pois os catalisadores agem em todas as etapas das reações e sugerem um caminho energético mais curto para que elas ocorram. Com isso torna-se necessário fornecer uma menor quantidade de energia, para que os reagentes atinjam a energia de ativação, que é o momento em que todas as ligações moleculares dos reagentes são quebradas (complexo ativado) e antecedem a formação do produto. Um importante aspecto é que, substâncias catalíticas não são consumidas durante as reações, ou seja, ao final do processo os catalisadores são regenerados e podem ser aplicados em novas reações.
Nos tempos atuais é muito comum ouvirmos a palavra produtividade, que significa produzir muito no menor tempo possível. Se essa produtividade estiver atrelada a um processo onde se aplica algum tipo de reação química, a presença de catalisadores se torna indispensável, pois além de aumentar a velocidade da reação, a substância catalítica pode ser reutilizada, tornando o processo mais econômico.
Um exemplo é a catálise homogênea, que como o próprio nome diz é composta por catalisador e reagentes num sistema monofásico, ou seja, com uma única fase (homogêneo). Esse tipo de catálise apresenta algumas vantagens como, alta atividade catalítica (medida de velocidade da reação na presença do catalisador) e alta seletividade (fração do material de partida que foi convertida em produto final). As desvantagens são o custo de reprodução do catalisador, a dificuldade na separação do catalisador do produto final e a baixa estabilidade térmica.
Um exemplo deste tipo de catálise acontece na reação entre o dióxido de enxofre com o oxigênio, que obtém como produto o trióxido de enxofre: 2 SO2(g) + 1 O2(g) → 2 SO3(g).
Essa reação é utilizada na área industrial como uma das etapas para a produção do