Casos ticos atividade
Fonte: Adaptados de http://www.crpsp.org.br Organização: Prof. Dr. Fábio de Cristo, para fins didáticos
Disciplina: Psicologia, ciência e profissão (UniCEUB)
Atividade relativa ao Eixo 6 (Práticas profissionais): analisar os campos de atuação profissional e seus desafios contemporâneos; reconhecer a psicologia como ciência e profissão e sua indissociabilidade. Tarefa:
Imagine que você é membro da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) do
Conselho Regional de Psicologia do (CRPDF). Suponha que a comissão tenha recebido as seguintes denúncias. Julgue os casos como procedente (infração ética foi evidenciada) ou improcedente e explique sua decisão fundamentado no código de ética. * * *
1. Os cuidados no atendimento psicológico voluntário
Uma frequentadora de instituição religiosa afirma ter sido vítima de calúnia por parte da psicóloga voluntária que forneceu a terceiros documento escrito a seu respeito, sem seu conhecimento e consentimento.
A psicóloga alega que a frequentadora foi acompanhada por ela num trabalho grupal, com questões relativas à instabilidade, autoestima e angústia, contudo desligouse abruptamente da instituição. Posteriormente, forneceu documento escrito a um advogado declarando a realização dos atendimentos, embora alegue que no exercício da profissão tenha atuado como cidadã. Justificou ter emitido a declaração como cidadã.
2. Emissão de guia de convênio
A psicóloga foi procurada para produzir um relatório psicológico e, como forma de pagamento de seu serviço, propôs que fosse utilizado o plano de saúde de outra pessoa.
3. A prioridade da convivência familiar
O genitor conta que a mãe de seu filho solicitou à psicóloga um parecer sobre a percepção da criança em relação ao pai e ao padrasto. A psicóloga elaborou o documento e desaconselhou a