Caso li & fung
1 – As operações da LI & Fung se enquadram dentro dos modernos conceitos de gerenciamento da cadeia de suprimentos ? Por quê ?
Sim, pois os problemas de cadeia de suprimento passaram a ser tratados estrategicamente dentro do Suplly Chain Management onde a gestao dessa cadeia consiste em gerenciar estrategicamente diferentes fluxos ( de bens, serviços, finanças, informações) bem como as relações entre empresas, visando alcançar e/ou apoiar os objetivos organizacionais.
Quando essa operação
O acompanhamento da operação dessa cadeia proporciona um conjunto de métodos que são usados para proporcionar uma melhor integração e uma melhor gestão de todos os parâmetros da rede: transportes, estoques, custos, etc. Esses parâmetros estão presentes nos fornecedores, na sua própria empresa e finalmente nos clientes.
A empresa Li & Fung é uma inovadora no desenvolvimento do moderno Gerenciamento da Cadeia de Suprimento, num contexto globalizado.
2 – Poderíamos classificar a Li & Fung como uma manufatura ? Por que ?
A manufatura é a produção em série em larga escala, e sim podemos dizer que a Li & Fung é uma manufatura , sem fazer com que todo o processo produtivo aconteça num mesmo local. Por um mesmo fabricante. Mas por coordenar todas as etapas do processo e entregar um produto final, pronto, em serie ao cliente, se torna uma manufatura, dispersa.
Até o segundo estágio podemos considera-la como uma manufatura, acompanhandoa produção de seus fornecedores, garantindo a qualidade. A demanda recebidado cliente vinha de forma mais ampla e eles desenvolviam fornecedores para atuar em pedidos específicos. Na 3 fase com o alto custo de manufatura eles começaram a buscar os suprimentos de forma dispersa e montar num único local um novo conceito de manufatura, a manufatura dispersa. Onde os diferentes itens de um produto são produzidos em fabricas de fornecedores espacialmente separadas e montadas em