Caso concreto 2
1) À ideia de que a sociedade se resume ao somatório das ações individuais 2) À força do fato social na constituição do indivíduo, definindo modos de pensar, agir e sentir 3) À noção de indivíduo como o vetor mais forte na relação indivíduo-sociedade 4) À inexistência de uma qualidade específica dos fenômenos sociais que os diferencie daqueles de ordem individual. 5) À ideia de que a vida social é resultado da intervenção de forças divinas.
resposta - 02
2.Marque a alternativa correta: 1) A sociologia, diversamente de outras ciências, não lida com a realidade social e as interpretações sobre essa realidade. 2) O conhecimento científico da vida social só se baseia na concepção do fato, e não na relação entre concepção e o fato. 3) A sociologia nasce e se desenvolve como um dos florescimentos intelectuais mais complexos das situações de existência nas modernas sociedades industriais. 4) A sociologia como ciência nasce independente, desvinculada de qualquer outro tipo de saber ou área do conhecimento.
resposta 03
3.Sobre a relação entre indivíduo, sociedade e cultura, assinale a alternativa INCORRETA: 1) Indivíduo e sociedade apresentam autonomia relativa no que concerne à possibilidade de alcance de seus objetivos. 2) Como produto das ações de indivíduos, os padrões culturais em uma sociedade transformam-se ao longo do tempo. 3) As formas de ver o mundo, comportamentos sociais e até posturas corporais são resultantes da operação da cultura. 4) Como principal componente desta relação, o indivíduo é inteiramente livre para agir na sociedade.
RESPOSTA