CASAMENTO ENTRE MACHUABOS

1487 palavras 6 páginas
INTRODUÇÃO
Ao descrevermos acerca do casamento entre povos machuabos, segundo a nossa recolha de dados, obtida oralmente através de varias pessoas idosas que já passaram por isso e tem experiencia nesta área, e sabem como se realiza este tipo de casamento. Assim maneira foi possível constituir desenvolvimento escrito através de informações adquiridas em fontes orais. Este trabalho tem como objectivo mostrar como é realizado o casamento entre os povos Machuabos.

2. CASAMENTO ENTRE MACHUABOS
Os vulgos chamados povos machuabos tem a sua origem na província da Zambézia frequentemente nos distritos de, Quelimane, Namacurra e Nicoadala. Estes povos são chamados machuabos devido o dialecto típico falado nos três distritos acima ditado e por causa do comportamento óbitos e costumes que se identificam na cultura deste povo machuabo.
Nesta ordem de ideias no que diz respeito ao casamento entre machuabo, pode-se notar que este povo ao obter matrimónio é frequente unir casamento tradicional que se traduz como sendo “união martal”, e ao obter este tipo de casamento, existem procedimentos tomados que se devem seguir, de acordo com a cultura deste povo, isto é, deve-se ter em conta certas regras e mandamentos que regem neste povo.
Em contra partida do casamento tradicional entre povos Machuabos, distingue-se três períodos que se devem seguir para obter o casamento tais como:

2.1. 1˚ PERÍODO -APRESENTAÇÃO (NANY)
Após o namoro, o homem por si na sua opção quando achar que essa é mulher que pretende ter um caso serio, deve se apresentar aos pais da moça, para ser conhecido como namorado legal. Este período de apresentação tem como objectivo os pais da moça saberem com quem a filha namora, e assim o namora passa imediatamente a ser legal sem impedimentos dos pais e o homem compromete-se a assumir a moça para um caso serio.
Ao se fazer esta apresentação o homem que pretende a moça, ao ir em casa dos pais da moça deve levar consigo um amigo

Relacionados

  • antropologia cultural
    3575 palavras | 15 páginas
  • laborotorio 2
    20662 palavras | 83 páginas