Cardiotônicos
Faculdade de Farmácia
Departamento de Produtos Farmacêuticos
DISCIPLINA DE FARMACOGNOSIA II
1o. Semestre de 2013
Droga vegetal: Folhas de Nerium oleander ou Espirradeira
Introdução
Descrição macroscópica: é um arbusto de até 4m de altura com folhas lactescentes longas e estreitas. Flores simples ou dobradas de coloração variada e frutos deiscentes e alongados (LORENZI & MATOS, 2002). Muito cultivada para fins ornamentais.
Descrição microscópica
Seção transversal da folha. Esta espécie é uma xerófita, e isto se reflete na estrutura da folha. A cutícula é muito espessa, cobrindo a epiderme múltipla (com várias camadas) nas superfícies superior e inferior da folha. Os estômatos e os tricomas estão restritos às porções invaginadas da epiderme inferior, denominadas criptas estomáticas.
Composição química
A análise fitoquímica mostrou que as folhas contêm vários glicosídeos cardioativos, sendo os principais a oleandrina e a adinerina (YAMAUCHI, et al.,1983).
Adinerina oleandrina
Ação farmacológica Seu infuso, tintura e pó já foram utilizados para tratar a insuficiência cardíaca, mas hoje é considerada tóxica. Extração e detecção dos heterosídeos cardiotônicos
1. Extração:
Pesar aproximadamente 3,0 g de droga pulverizada. Transferir para um balão de fundo redondo, adicionar 30 ml de etanol 50% e ferver por refluxo durante 15 min. Deixar decantar e filtrar o líquido sobrenadante através de papel de filtro para um béquer. Repetir a extração do pó da droga, por mais uma vez, utilizando 20 ml de etanol 50%, filtrando o extrato hidroalcoólico novamente e reunindo-os no béquer. Adicionar 10 ml de solução saturada de acetato básico de chumbo, agitar cuidadosamente e centrifugar por 10 minutos. Filtrar cuidadosamente o sobrenadante, através de um algodão, para um funil de separação. Adicionar 10 ml de água destilada