Capitulo 2 - EMPREENDEDORISMO

1115 palavras 5 páginas
Capitulo 2 - EMPREENDEDORISMO

O que é?
Empreendedorismo é utilizado para nomear os estudos relativos ao empreendedor, ou seja, as atividades de quem se dedica a geração de riquezas ou a transformação de conhecimento em produtos ou serviços. O empreendedorismo conduz ao desenvolvimento econômico, gerando riquezas e benefícios para a sociedade.
O empreendedor é aquele que consegue desenvolver sua visão convencendo as pessoas de que sua idéia será bem aceita no futuro. Tem como principal atributo identificar oportunidades, agarrá-las e buscar recursos para transformá-las em negócio lucrativo. O empreendedor evolui com as tentativas e os erros.

Pesquisa no setor
O empreendedorismo é tido como um ramo da administração de empresas. Algumas escolas têm uma área especifica para tratar o empreendedorismo, mas a verdadeira escola do aluno empreendedor é o ambiente empresarial, onde ele encontra as relações e os conhecimentos necessários para alcançar o sucesso.
Para alguns estudiosos, o empreendedor gerencia e cria novos sistemas em que o gerente irá operar e o empreendedorismo é um campo relacionado com o processo de entendimento e construção humana. Dentre as atividades do empreendedorismo estão: a criação de empresas; a identificação, criação ou busca de oportunidade para empresas já existentes; a promoção do desenvolvimento econômico local; entre outros.

Definição
Para o termo empreendedor há muitas definições. Os economistas associam empreendedor com inovação, já os comportamentalistas ressaltam a criatividade e a intuição. Alguns estudiosos definiam como pessoas que compravam matérias-primas e as vendiam depois de processá-las ou alguém que inova e é agente de mudanças, mas para Schumpeter o tema é associado ao conceito de inovação e apontado como elemento que explica o desenvolvimento econômico. Motivação para empreender
Vários estudiosos buscaram respostas na vida pessoal e nas atitudes sobre as razões que levam a pessoa a

Relacionados