capa
PROFESSOR HÉRCULES ALVES DE OLIVEIRA
O QUE ACONTECE COM SEU CORPO
QUANDO SE EXERCITA?
EDWIN LEON MAMANI, 14
INF3AM
BARUERI
SETEMBRO DE 2014
O QUE ACONTECE COM SEU CORPO QUANDO SE EXERCITA?
MÚSCULOS
O músculo utiliza a glicose e ATP (trifosfato de adenosina) para contração e movimentos do mesmo. A glicose é o açúcar que vêm dos alimentos que comemos na forma de glicogênio. Contudo o corpo só tem pequenos espaços para armazenar a glicose e o ATP. Para criar mais ATP, o seu corpo precisa de oxigênio extra, por isso aumenta a respiração e seu coração começa a bombear mais sangue para os músculos.
Sem oxigênio suficiente, ácido láctico irá se formar no lugar do ATP. O ácido láctico é normalmente liberado do corpo dentro de 30 a 60 minutos após um treino. Este ácido lático gera a dor muscular que sentimos após muito esforço. Esta dor muscular após mudar o treino de musculação só significa que há mudanças que ocorrem nesses músculos, e normalmente dura de um a dois dias.
PULMÕES
Sua respiração acelera e fica mais pesada, isso porque seu corpo pode precisar de até 15 vezes mais oxigênio quando está se exercitando. Sua taxa de respiração irá aumentar até os músculos que rodeiam os pulmões se expandirem o máximo que puderem.
CORAÇÃO
Quando você se exercita, a frequência cardíaca aumenta com a atividade física para fornecer mais sangue oxigenado para os músculos. Quanto mais você se exercita, mais eficiente será o seu coração durante um exercício, podendo treinar mais forte e por mais tempo. O exercício também estimula o crescimento de novos vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial em vários casos.
INTESTINO
Quando você está praticando algum exercício ocorre à liberação de diversos hormônios que estimulam os movimentos do intestino. Explicando melhor, ocorre uma aceleração no processo de condução do bolo alimentar pelo intestino e consequente evacuação. Podemos concluir com isso que a prática