CAMMI & MPSBR

1564 palavras 7 páginas
Trabalho de Qualidade de Software

CAMMI
&
MPSBR

Caio Cezar Barreto
RA: 0000002652

O que é CMMI?

CMMI (Capability Maturity Model Integration) é um conjunto de práticas de gerenciamento e de melhoria de qualidade a serem aplicadas no processo de desenvolvimento de software.
Ele foi criado em 1997, por Watts Humphrey, do SEI (Software Engineering Intitute) da Universidade Carnegie Mellon, para garantir maturidade na capacidade de desenvolver software.
O CMMI ajuda a empresa a aprimorar seus processos e se tornar mais madura e eficiente. O CMMI tem cinco níveis.. na verdade seriam 6, porém o nível 0 (incompleto), praticamente não é contado, por que uma empresa neste nível é uma empresa totalmente desorganizada. Os demais níveis são atingidos conforme a empresa vai se organizando e tenho maturidade no desenvolvimento dos seus projetos. O nível 5 (optimizado) é alcançado quando a organização, sabe prever o comportamento de um determinado processo diante do cenário ao qual o processo se encontra.
No Brasil a primeira empresa a atingir o nível 5, foi a multinacional Tata Consultancy Services, em 2004, e isto foi possivel, pois a empresa adotou no Brasil o mesmo modelo utilizado em todas as suas outras filiais.
Em resumo, o CMMI é um modelo para a melhoria contínua de processos que “amadurece” as organizações e torna-as mais competitivas, e atualmente um diferencial no currículo dos desenvolvedores ou analistas, que desejam trabalhar em empresas de médio e grande porte.

Onde utilizar o CMMI?

Os processos (negócio) e o desenvolvimento de soluções com engenharia de software são o foco do CMMI. Porém, por ser bem abrangente e ter uma estrutura mais aberta, muitas de suas práticas podem ser utilizadas em outros tipos de projetos.

Por que utilizar o CMMI?

Esse conjunto de práticas contribui para o aprimoramento dos processos de uma organização tornando-a mais madura e eficiente.
O CMMI ajuda a organização a

Relacionados