Camada de Enlace
LLC – Responsável por implementar a interface do nível de rede, fornecer serviços como multiplexação e o controle de fluxo e dos erros.
MAC – Responsável pela manipulação das características específicas das várias tecnologias das redes locais, isto é, responsável pelo acesso ao meio.
Os protocolos do nível de enlace são:
BSC – Binary Synchronous Communication.
SLIP – Serial Line IP.
PPP – point-to-point protocol.
SDLC – Synchronous Data link Control (IBM).
HDLC – High-level Data Link (ISO).
O protoco HDLC, cujas variantes foram utilizadas durante décadas em várias aplicações, é um protocolo clássico orientado a bits. O protocolo HDLC e seus sucessores, são derivados do protocolo SDLC (Controle de enlace de dados síncrono). A característica mais interessante dos padrões é que há muitos deles para escolher.
Os protocolos orientados a bits têm o seguinte formato
- Um conjunto de FLAGS que indica o inicio e final do quadro.
- O campo ENNDEREÇO para identificar um dos vários terminais, ou em redes ponto-a- ponto, esse campo é utilizado para fazer distinção entre comandos e respostas.
- O campo CONTROLE é usado para números de sequencia, confirmações e outras finalidades.
- O campo DADOS pode conter qualquer informação.
- O campo VERIFICAÇÕES é uma variação do código de redundância cíclica.
O quadro é delimitado por outra flag, sendo que nas linhas ponto-a-ponto ociosas, as sequencias de flags são transmitidas de forma continua.
Apesar de sua grande utilização, o HDLC está longe de ser perfeito.
Na internet é necessária a utilização de um protocolo ponto-a-ponto para diversos fins, exemplos:
Cuidar do trafego de roteador para roteador, ou, cuidar do trafego de usuário para ISP (provedor de serviço de internet).
Esse protocolo é o PPP, que trata da detecção de erros, aceita vários protocolos, permite que endereços de IP sejam negociados em tempo de conexão, permite a autenticação