CADIOU, François et al. A escrita da história no período moderno: arte ou ciência,verbo ou fonte. In: ____.Como se faz a história: historiografia, método e pesquisa.Petropolis: Vozes, 200. P.47-67.
655 palavras
3 páginas
CADIOU, François et al. A escrita da história no período moderno: arte ou ciência,verbo ou fonte. In: ____.Como se faz a história: historiografia, método e pesquisa.Petropolis: Vozes, 200. P.47-67.A partir do sec XVI surgiram dois caminhos diferentes na história : A narração,criando história-arte e a pesquisa , criando a história-ciência.A maioria dos historiadores seguiam esses caminhos, a ruptura foi causada pela divergência na percepção de tempo.Para a História-arte o passado se subordina ao presente (narração cronológica)e a história era vista mais como aarte do que ciência, e para a história ciência o passado era descrito como tal, por meio de análise de fontes. (pg 47)
Na frança história se transformou em disciplina no sec XVI. O renascimento marcou uma ruptura entre passado e presente. A modernidade recusava o legado medieval para se espelhar na Antiguidade, essa volta a antiguidade levou o renascimento da história humanista e da arqueologia e erudição critica dos juristas e eclesiásticos. A história humanista floresceu na metade do sec XVI. (p. 48)
No séc.XVI, os humanistas se basearam nos historiadores latinos e gregos, mas não os imitavam, mas passaram a escrever história de seu próprio país e de sua cidade contemporânea, ou passado próximo. Dessa forma entra em cena uma política voltada ás ações dos grandes homens, que não ignorava a analise moral e psicológica de seus personagens e que não havia espaço para a história da sociedade ou das instituições.Os historiadores escreviam como homens políticos usando o passado para comprovar suas ideias.A história não estava longe do gênero literário pois o historiador tinha liberdade para dramatizar, aumentar discursos fictícios para prender a atenção do leitor selecionando as crônicas e sem exercer controle critico sob o uso de arquivos. Utilizavam muito de testemunhos e observações pessoais. (p 49)
O interesse por textos antigos despertou interesse nos monumentos e vestígios grego-romanos. O