Cabo coaxial
Sendo basicamente formado por um fio de cobre condutor revestido por um material isolante, e ainda rodeado por uma blindagem, assim o cabo possui vantagens em relação aos outros condutores usados em linhas de transmissão, como proteção contra fenômenos da indução, que é causado por interferências elétricas ou magnéticas.
Os cabos coaxiais são utilizados em várias aplicações, desde áudio até linhas de transmissão de alta frequência. A sua velocidade é bastante alta em decorrência da tolerância a ruídos em virtude da malha de proteção existentes nos cabos, podendo atingir velocidade máxima de transmissão de 20 mbps (mega bites por segundo).
Funcionamento:
O cabo coaxial é constituído por um fio de cobre, que fica envolvido em um isolador, em seguida em uma blindagem metálica trançada e por ultimo em uma capa externa.
Condutor: possui a função dede transportar os dados, geralmente é formada somente por um fio de cobre ou vários fios entrançados.
Isolador: envolve a parte central e é formado por um material dielétrico que tem a função de evitar qualquer contato com a blindagem, provocando interações elétricas, ou seja, um curto-circuito.
Blindagem: é o envelope metálico que envolve os cabos permitindo proteger todos os dados que são transmitidos nos suportes dos parasitas (que são também chamados "barulho") que podem ocasionar em uma distorção dos dados.
Capa ou Bainha: é responsável por proteger o cabo do ambiente externo. Geralmente é de borracha (às vezes de Cloreto polivinil (PVC), ou raramente de teflon).
O cabo coaxial é responsável por exercer uma onda eletromagnética entre o núcleo interno e blindagem. Em decorrência da blindagem, o sinal é muito melhor, já que não há possibilidade de qualquer interferência.