bvyreby

1614 palavras 7 páginas
INTRODUÇÃO

Em engenharia mecânica, uma das principais aplicações das vibrações está na manutenção. A existência de vibrações em máquinas e equipamentos é, geralmente indicação de mal funcionamento. A manutenção preditiva tem como um dos seus pilares a análise qualitativa e quantitativa das vibrações. Basicamente, o estudo das vibrações requer três passos básicos:
1- a medição da vibração;
2- a análise do sinal vibratório medido;
3 - o controle da vibração, mediante algum procedimento de manutenção.
A análise das vibrações exige que as mesmas sejam perfeitamente identificadas. Isto acontece por meio de um processo de medição. É extremamente importante a correta medição da vibração para que o processo de análise e a conseqüente correção não sejam comprometidos. A medição serve então para assegurar o bom funcionamento de uma máquina, confirmar suposições teóricas, auxiliar no projeto e operação de sistemas de isolamento ativos, identificação de sistemas através da medição de variáveis de entrada e saída, informação de vibrações originadas por terremotos, ação de turbulência fluida, ação de vento em estruturas, irregularidades de vias, e no acompanhamento do estado de máquinas no processo da manutenção preditiva.
Os principais instrumentos medidores de vibração são os medidores de deslocamentos, também chamados vibrômetros, os medidores de velocidade, os acelerômetros (medidores de aceleração), os medidores de fase e de frequência (frequencímetros, tacômetros).

TRANSDUTORES DE RESISTÊNCIA VARIÁVEL

Este tipo de transdutor tem um princípio de funcionamento que se baseia na variação na resistência elétrica de um elemento, produzida pelo movimento. O movimento gera a deformação de uma resistência elétrica, alterando suas características de forma a produzir uma variação da voltagem de saída do circuito elétrico do qual este elemento faz parte. Um extensômetro elétrico consiste de um arame fino cuja resistência varia quando o mesmo é submetido a uma deformação

Relacionados