Bric
O que é o termo BRIC?
O termo BRIC foi criado pelo economista Jim O’Nill, em 2001, para referir-se aos quatro países que apresentarão maiores taxas de crescimento econômico até 2050. BRIC são as inicias de Brasil, Rússia, Índia e China, países em desenvolvimento, que, conforme projeções, serão maiores economicamente que o G6 (Estados Unidos, Japão, Alemanha, Reino Unido, França e Itália). O BRIC não é um bloco econômico, e sim uma associação comercial, onde os países integrantes apresentam situações econômicas e índices de desenvolvimento parecidos, cuja união visa à cooperação para alavancar suas economias em escala global.
BRASIL
O Brasil é o país mais atraente entre as nações do grupo. Seus principais destaques: Grande produtor agrícola; Parque industrial diversificado; Grandes reservas minerais, petróleo, e naturais; Pouco arsenal militar.
No Brasil, falta infra-estrutura e há uma carga tributária elevada e uma educação geral precária.
RÚSSIA
Seus principais destaques: Apresenta grandes reservas de petróleo e gás natural; Segundo maior produtor e exportador de petróleo do mundo; O país conta com a maior reserva de gás natural do planeta; Grande arsenal militar.
A Rússia pesa um alto índice de criminalidade e corrupção e um baixo índice de natalidade.
ÍNDIA
Seus principais destaques: Possui profissionais qualificados em áreas tecnológicas; O país conta hoje com um verdadeiro parque de indústrias de tecnologia, nacionais e estrangeiras; Grande arsenal militar.
A Índia sofre com uma organização social rígida e seus conseqüentes conflitos étnicos e a péssima infra-estrutura.
CHINA
Seus principais destaques: Apresenta um vasto exército de operários; Alto investimento em tecnologia e infra-estrutura; Alto investimento externo; Educação de alto nível; Apenas 10% da população vive abaixo da linha da pobreza.
China preocupa por causa do seu regime político ditatorial, da