Brasil... vantagens e dessvantagens de sua extensão territorial

383 palavras 2 páginas
O litoral brasileiro é beneficiado pelas condições favoráveis de navegação de cabotagem durante o ano inteiro, porém os portos são obsoletos, mal equipados e congestionados.[carece de fontes]
Nele se explora a pesca, com produção modesta com relação à internacional. Essa atividade é supervisionada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, vinculada à Presidência da República Federativa do Brasil.
Em trechos do litoral existem salinas, principalmente no Nordeste (Rio Grande do Norte e Ceará) e no Rio de Janeiro, que garantem a auto-suficiência brasileira na produção de sal.
Na plataforma continental existem reservas petrolíferas, cuja exploração responde por 70% da produção brasileira de petróleo.
EXTENSÃO TERRITORIAL:
Vantagens:
1- grande variedade de climas favorece a plantação de todos os tipos de culturas;
2- grande disponibilidade de recursos naturais: minérios, recursos vegetais e hídricos, não só em quantidade bem como variedade

Desvantagens:
1- grandes distâncias a serem percorridas, muitas vezes entre a produção primária e comercialização final;
2- diversidade cultural acentuada, podendo causar atritos sociais. vantagens: tem como se desenvolver melhor, poderia ser uma país desenvolvimento, se investisse no turismo, agricultura, etc. Em relação a produtor de energia, poderia investir mais na busca de petróleo, já que tem seu território situado em áreas com presença de petróleo.

Desvantagens: O território não é aproveitado como deveria, já que a desigualdades social é enorme, onde muitas pessoas tem mais que as outras. As fontes econômicas não são investidas como deveriam, perdendo-se muito lucro que não deveria ser perdido, por não ser bem administrado a parte econômica do país.

Fronteiras
Nossas fronteiras foram definidas com base nas características naturais da paisagem, como rios e lagos, ou em acidentes topográficos, como montanhas, serras e picos elevados. Somente nos lugares em que não havia possibilidade de se aplicar esse recurso

Relacionados