Brasil NR 32
CAIO FERNANDO ABREU - SEG
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO APLICADA
TSTP 03
Brasil Constante Vielmo
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE (NR 32)
Prof.ª Mariana da Rocha Marques
Santiago - RS - Brasil
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. BREVE HISTÓRICO DA NR 32 4
2. FINALIDADE 5
2.1. Especificidade da NR32 5
3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 6
4. RISCOS BIOLÓGICOS 8
5. RISCOS QUÍMICOS 8
6. RISCOS FÍSICOS 8
7. RISCOS ERGONÔMICOS 9
8. EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL 9
9. PROGRAMA DE PREVENÇÃO DE RISCOS AMBIENTAIS 9
10. PROGRAMA DE CONTROLE MÉDICO DE SAÚDE OCUPACIONAL 10
11. MEDIDAS DE PROTEÇÃO 11
12. NOTÍCIAS 18
13. CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
14. BIBLIOGRAFIA 24
INTRODUÇÃO
A Norma Regulamentadora 32 Segurança e Saúde no Trabalho em Estabelecimentos de Saúde têm por finalidade estabelecer as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
Nos estabelecimentos de assistência à saúde, os profissionais enfrentam várias situações de risco em seu ambiente de trabalho. Muitos desses riscos são deixados de lado sem dar a devida importância e pouco se faz para que não se repitam. Muitas vezes os profissionais da saúde trabalham sem a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI), tendo a consciência que sua profissão esta exposta a vários agentes de riscos.
Entre eles encontram-se os riscos biológicos, físicos, químicos, psicossociais e ergonômicos. A convivência com tais riscos predispõe os trabalhadores a se tornarem enfermos e a sofrerem acidentes de trabalho, quando não adotadas medidas de segurança. A enfermagem esta constantemente exposta a riscos ocupacionais em seu cotidiano como um simples auxílio ao paciente no banho de chuveiro, onde muitos profissionais utilizam sacos de lixo amarrados aos pés para