BPM na veia
March 2008
March 28, 2008
Por Onde Começar?
Acredito que depois desse nivelamento de conceito e pensando na complexidade da sua empresa, você deva está se sentindo uma criança quando ganha um quebra-cabeças de 5000 peças. Analogamente à situação do quebra-cabeças, não adianta pensar que você vai sair implementando um cenário de BPM na sua empresa de uma ponta a outra. É fundamental começar por partes, não se monta um quebra cabeça querendo juntar todas as peças ao mesmo tempo. Por isso, diversos estudos mostram como começar essa “brincadeira”. No Artigo: “Innovate and optimize business operations with business process management (BPM), Part 1: Business process management enabled by SOA”, Christina Lau apresenta os seguintes pontos de entrada identificados pela IBM para uma implementação de BPM enabled by SOA:
Modelagem e Simulação de Processos
Se sua empresa tem problema de documentação de processos, ou mesmo se tem eles documentados em ferramentas mas que não conseguem realizar simulações em torno processos a ponto de identificar gargalos ou mesmo testar possíveis melhorias no processo, você é um forte candidato a começar seu cenário de BPM por esse ponto de entrada.
Monitoração dos Processos de Negócio
Se o principal problema da sua empresa é não conseguir gerenciar o andamento dos processos de negócios de tal forma que os executivos responsáveis por tomar decisões gerenciais não consigam saber, em tempo real, exatamente qual melhor decisão a tomar, o ponto de entrada para o mundo BPM é o que chamamos de BAM (Business Activity Monitoring).
Execução e Otimização de Processos
Se sua empresa enfrenta problemas em otimizar processos, devido à dificuldade de identificar serviços já existente na área de
Tecnologia ou dificuldade de integrar novos serviços em processos já existentes, um bom ponto de partida é através de uma infraestrutura para execução e orquestração de processos.
Flexibilidade na Regras de Negócio
Muitas