Bobbio
Bobbio reflete acerca das contradições existentes no exercício do regimes democráticos, abarcando as diferenças entre democracia direta, acentuando o contexto com a analise do estado parlamentar.
Rousseau que conclamou indivíduos, repentinamente, para exercer seus deveres de cidadãos, tornando-se cidadão total (como apontou Dahendorf). Visto como o outro lado da moeda tão ameaçadora quanto o estado total.Isto direcionou à democracia rouseauniana rótulos como: democracia totalitária.
A relação cidadão total versus estado total tem como princípio em comum: que tudo é política, tudo reduz-se aos interesses da polis, a eliminação da esfera privada na pública. Não é fácil compreender quando se anuncia a fórmula ‘’ da democracia representativa à democracia direta.As fórmulas políticas tendem a apresentar a direção à nível máximo, ainda que ambíguas ou vagas, o que mais importa é suscitar as emoções, ao contato com certa realidade.
Debruçar sobre isto é o que pretende Bobbio neste estudo acerca do futuro da democracia.Partindo pela democracia representativa em que muitas inequivocamente considera sinônima ao estado