Blockbuster
Ela pode ter debutando na distribuição eletrônica de filmes há pouco tempo, mas na locação e venda já está na maturidade, e tem muita história para contar. Um bom filme na televisão quer seja um clássico como Indiana Jones ou um lançamento como Piratas do Caribe, pipoca, refrigerante e sofá. Essa é a principal mistura da rede de vídeo locadora BLOCKBUSTER, que apesar da situação delicada em que se encontra, desempenhou um papel fundamental para consolidar esse segmento.
-
A história
A BLOCKBUSTER VIDEO abriu sua primeira loja em 19 de outubro de 1985 na cidade de Dallas, estado americano do Texas, pelas mãos de David Cook, numa época em que a locação de vídeos era um negócio relativamente novo. Em dois anos de atuação no mercado, já era uma rede com 19 lojas. Foi nesse período que a empresa experimentou sua maior mudança. Foi instituído o conceito de big stores: grandes lojas, promoções exclusivas, variedade de lançamentos, atendimento de primeira, oferta monumental de títulos, acesso fácil e produtos complementares à venda criando um ambiente familiar e totalmente inovador. O fundador da rede vendeu a empresa, que contava com 200 lojas, dois anos depois para o milionário Wayne Huizenga, que fez sua fortuna no ramo da limpeza urbana. Foi ele quem começou a expansão internacional e transformou a empresa em uma gigante rede do segmento de locação de vídeos. Mudou o escritório central da cidade de Dallas para a ensolarada Fort Lauderdale, na Flórida, encerrando o ano com mais de 100 lojas abertas.
-
-
Em 1989 ingressou no mercado Europeu ao adquirir a loja The Ritz Chain em Londres. Começou a década de 90 abrindo sua primeira loja em Porto Rico, iniciando operação no Canadá, lançando o sistema de franquias para desenvolver lojas na Austrália e adquirindo a Errol’s Video, a terceira rede de locação dos Estados Unidos. Nesta época a empresa já era um gigante em seu segmento, despertando o interesse da poderosa Viacom, que comprou a BLOCKBUSTER em 1994