Biossegurança
Diamantina/MG
2014
1. O que é Biossegurança. Conceitue com suas palavras e de acordo com sua compreensão.
O conceito de Biossegurança envolve um conjunto de estudos e procedimentos que visam a promoção e a segurança da saúde tanto do pesquisador quanto da sociedade, contendo também emprego da economia, relacionando prevenção dos riscos em diversos aspectos no desenvolvimento de pesquisas. A Biossegurança é aplicada a prevenir, controlar, diminuir ou eliminar riscos aos pesquisadores nas práticas utilizadas por tais, incluindo o ambiente de trabalho, como também em utilização de agentes patogênicos para o homem, considerando os risco químicos, radioativos, físicos, entre outros. Incluem se também a segurança englobando desde as atividades de pesquisa, com sua produção, prestações de serviços e desenvolvimento tecnológico, como visando a saúde do homem, dos animais e preservação do ambiente. Implica se ainda à Biossegurança fatores relacionados a evolução das pesquisas, onde se enquadra avaliar os riscos à sociedade e uma melhor economia, observando-se assim, o condicionamento adequado para a prática de tal, contendo a ética e valorizando a saúde do pesquisador e da sociedade.
2. Analise qual definição de Biossegurança está implícita no texto da lei 11.105.
A Biossegurança aplica se à segurança da saúde humana, dos organismos vivos e do meio ambiente, relativa a Organismo Geneticamente Modificados (OGM), no qual seu desenvolver, deve prevenir e eliminar riscos, conter ética e proteção desde suas atividades de construção e experimentação até a sua comercialização, armazenamento e descarte.
3. Qual o objetivo da lei 11.105?
Obter um controle com normas e mecanismos de fiscalização de pesquisas em atividades com OGM, assessorando o Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança, visando