biossegurança
Tema: Uma doença causada por bactéria, vírus e fungos.
Bactéria
Doença escolhida: Furúnculo.
O furúnculo é uma infecção dos folículos das cavidades de onde saem os pelos (pilossebáceos), geralmente causados pela bactéria Staphylococcus aureus (agente etiológico). Ocorre em diversos locais, mas está mais sujeito a surgir em regiões onde há maior transpiração e/ou fricção, como axilas, virilha, nádegas e pescoço. Assim, o uso de roupas apertadas e substâncias que obstruem os poros favorecem sua manifestação.
Ao entrar no folículo, a bactéria se dissemina e forma essa lesão bastante dolorosa, que terá seu tamanho variável, de acordo com a profundidade do folículo afetado. Ela é endurecida, quente e possui superfície avermelhada. Seu centro, de tom amarelo, é resultado da necrose da região central da infecção, chamada popularmente de “carnegão”.
Transmissão:
Os furúnculos são geralmente causados por uma infecção dos folículos capilares pelo Staphylococcus aureus, uma variedade de bactéria que normalmente vive na superfície da pele. Acredita-se que um corte fino da pele permita que essa bactéria entre nos folículos e cause infecção. Isso pode acontecer durante o banho ou ao usar aparelho de barbear.
Pessoas com problema no sistema imunológico, diabetes, higiene ruim e má nutrição estão particularmente susceptíveis a ter furúnculos. Porém, furúnculo também pode acontecer em pessoas saudáveis e higiênicas.
Prevenção:
A prevenção só é indicada para aquelas pessoas que apresentam furúnculos recorrentes. As medidas indicadas são as seguintes:
Uso de antibiótico para tratar todos os episódios que ocorram;
Limpeza da pele com substâncias antissépticas;
Lavagem frequente das mãos;
Uso de toalhas limpas;
Trocas frequentes de fronhas e roupas íntimas;
Tratamento:
Limpe a região em volta do furúnculo com uma solução desinfetante, por duas a três vezes ao dia.
Aplique no local compressas quentes e úmidas de água com sal.