Bioquímica das macromoléculas
DEPARTAMENTO DE BIOQUÍMICA
MANUAL DE PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA
CURSO DE MEDICINA
RECIFE, PE
2014
INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
O método ou metodologia científica é adotado como padrão nas ciências, uma vez que ele possibilita a sistematização do conhecimento. Ele consiste em uma série de etapas, as quais visam a ratificação de uma ideia ou conjectura.
Existe, portanto, um fenômeno, o qual será analisado, seguido da elaboração de uma hipótese, isto é, uma justificativa ainda não-testada para a sua ocorrência. Posteriormente, há a formulação de uma teoria, caso a hipótese seja confirmada ou a refutação, quando desmentida ou contestada.
Nesse contexto, a ciência torna-se dinâmica, em que não há “verdades absolutas” e hipóteses são propostas, ratificadas ou reiteradas por pesquisadores constantemente.
A prática do método científico é necessária para a construção da lógica científica do estudante, a qual ensina a observar acontecimentos, os quais podem ser repetitivos ou não, e organizá-los de maneira clara e concisa de modo que as leis que o regem sejam universais. Em sala de aula, o estudante deve utilizar a referida metodologia para justificar conhecimentos prévios.
PROTEÍNAS
As proteínas são polímeros de extrema importância e desempenham papéis ímpares nos organismos. Elas possuem uma estrutura tridimensional e caráter elétrico, propriedades fundamentais para o exercício da sua atividade biológica.
A prática realizada de precipitaçãopermite a separaçãodas proteínas imersas em uma mesma amostra. Geralmente, ela consiste na desnaturação provocada por ácidos fortes, por soluções concentradas de sais ou por solventes orgânicos. O princípio responsável pela desnaturação varia de acordo com o reagente e a reversibilidade da reação também.
1. ÁCIDO TRICLOROACÉTICO
A precipitação motivada pela ação do ácido é baseada no ataque às pontes de hidrogênio e ligações iônicas,