Bionanotecnologia e a Regulamentação da Pesquisa Científica
Mato Grosso do Sul
Bionanotecnologia e Regulamentação da Pesquisa Científica.
1. Bionanotecnologia
A Bionanotecnologia é a ciência que estuda e trabalha com partículas físicas, químicas e biológicas em escala nano, ou seja, a bilionésima parte do metro. Interliga várias áreas de pesquisa, como por exemplo a eletrônica molecular, química supramolecular, equipamentos nanotecnológicos, física quântica etc.
Essa área tem se desenvolvido vertiginosamente, e é de suma importância, do ponto de vista da segurança biológica, a discussão aprofundada sobre a futura (e não distante) aplicação no campo da medicina e do meio ambiente, uma vez que a bionanotecnologia já tem aplicação em algumas áreas.
Na indústria farmacêutica, por exemplo, a biotecnologia e a biomédica, implicaram na descoberta de novos medicamentos, que baseados na bionanotecnologia, são capazes de ajudar no desenvolvimentos de ossos e tecidos.
No meio ambiente, além de abrir os horizontes para a reciclagem, a bionanotecnologia já é implementada no auxílio de remoção de elementos contaminantes ou de sal na água, com a criação de membranas seletivas.
No campo da medicina, a bionanotecnologia teve destaque no que tange ao desenvolvimento de plaquetas sintéticas (nanopartículas que imitam as verdadeiras plaquetas), e que podem ser utilizadas para combater hemorragias, e podem auxiliar em situação em que há grande perda de sangue.
Vale ainda mencionar que a bionanotecnologia também tem destaque na indústria automobilística, aeronáutica, setor de telecomunicações, produção de energia e no setor de fabricação. O que nos conduz a grande divergência que vem surgindo no ramo: enquanto os pesquisadores Europeus conduzem suas pesquisas na área da saúde, principalmente no combate às doenças degerativas, os EUA tem seu maior interesse na esfera militar.
A nanotecnologia, se mal utilizada pode produzir armas altamente letais e eficientes, e ainda essa nova