biologia
Ciência- é um método de investigação da natureza, o objetivo é fornecer explicações para os fenômenos naturais. Os cientistas utilizam vários instrumentos para chegar a uma resposta. A ciência tenta explicar a natureza a partir da observação sistemática e controlada dos fenômenos naturais, baseada no raciocínio lógico, e deve ser submetidos a testes e a criticas.
Fato- o que podemos perceber com nossos sentidos e com a ajuda de microscópios ou telescópios.
Hipótese- “palpite”, os raciocínios, o que eles acham que é. Em nosso dia-a-dia isso pode ajudar a tomar decisões.
Teoria- são visões de como o mundo funciona; dão sentido ao que vemos e é com elas que vamos elaborar as hipóteses.
A ciência começou na Grecia Antiga a cerca de 2500 anos, tentavam explicar fenômenos naturais com base na própria natureza. Tales afirmava que os efeitos naturais não são alterados por forças sobrenaturais, dai surgiu que a natureza tinha suas próprias leis. No final do século IV o Império Romano Ocidental estava em declínio e a Igreja Católica (que acreditava que Deus podia fazer tudo) era a única instituição não falida.
Para ser válida uma hipótese tem que ser testável, ou seja, ele faz deduções, isso é chamado de hipotético-dedutiva.
1-pergunta;
2-hipotese;
3-deduçoes;
4-experimentos;
5-valida ou não a hipótese;
Uma planta dentro de casa sempre vai se virar pra onde vem a luz do sol, dai tentaram descobrir porque, e colocaram um papel a prova de luz na extremidade das plantas e outras normais, as normais se curvaram e as outras não. A goiaba fica podre porque as moscas vão la e depositam larvas, para isso não acontecer é só amarrar um saquinho na goiaba.
Hipotético-dedutivo – observação- perguntas, plantas superior e inferior é diferente. Em qual parte elas respiram? A parte inferior é responsável pela troca de gás. Para fazer a experiência precisa do grupo de controle (que não precisa fazer nada, só fica la para ser comparado no final) e o grupo experimental (que é o que