Biodiesel

1074 palavras 5 páginas
Biodíesel O biodiesel é um combustível produzido a partir de óleos vegetais através de um processo químico denominado de transesterificação. É, deste modo, adequado à maioria dos modernos motores Diesel. Transesterificação é uma reação química entre um éster (RCOOR’) e um álcool (R’’OH) da qual resulta um novo éster (RCOOR’’) e um álcool (R’OH).

É o processo mais utilizado atualmente para a produção de Biodiesel. O processo inicia-se juntando o óleo vegetal com um álcool metanol, etanol, propanol, butanol e catalisadores (que podem ser ácidos , base (química) ou enzimas. Para o exemplo mais comumente empregado, utilizando-se do metanol, tem-se:

Nesse processo, obtém-se um éster metílico de ácido graxo biodiesel e glicerina como subproduto, que é removida por decantação. O éster metílico de ácido graxo formado possui uma viscosidade menor que o triacilglicerol utilizado como matéria-prima. A glicerina formada é usada por indústrias farmacêuticas, de cosméticos e de explosivos. O preço da glicerina era alto quando começou-se a produzir biodiesel em grande quantidade,mas caiu bastante em regiões (como a Europa) onde havia mais produção que consumo. O uso do biodiesel tem um extenso rol de vantagens, nomeadamente ecológicas, técnicas, de segurança e, obviamente, económicas. No que diz respeito ao ambiente, o uso de biodiesel diminui a emissão de dióxido e monóxido de carbono. É, também, um importante meio de combate ao efeito de estufa, uma vez que ao dióxido de carbono emitido no seu uso corresponde a captura desse mesmo gás durante o cultivo das plantas a partir das quais se produz biodiesel. Talvez uma das mais notáveis vantagens ecológicas seja a ausência de emissão de compostos sulfurosos para a atmosfera. Neste aspecto, é reduzida a, literalmente, zero toda a contribuição para a ocorrência de chuvas ácidas. As vantagens económicas são múltiplas, começando pelo preço competitivo e pela elevada performance e alcançados através do uso deste

Relacionados