Biodiesel
BIODIESEL
DOCENTE:
TURMA:
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
2013
1. Introdução
O biodiesel é um combustível para ser utilizado em motores a diesel, produzido a partir das plantas (óleos vegetais) ou de animais (gordura animal). É um tipo de combustível alternativo de queima limpa, produzido de recursos domésticos e renováveis. Como exemplo, o biodiesel B100 não contém petróleo, mas pode ser adicionado a ele formando uma mistura. Ele é simples de ser usado, biodegradável, não tóxico e essencialmente livre de compostos sulfurados e aromáticos.
Atualmente o biodiesel vendido nos postos pelo Brasil possui 5% de biodiesel e 95% de diesel (B5). Na produção do biodiesel, o óleo é retirado das plantas e é misturado com álcool (ou metanol) depois estimulado por um catalisador, que é um produto usado para provocar uma reação química entre o óleo e o álcool e através de um processo químico chamado trans-esterificação, a glicerina é separada da gordura ou do óleo vegetal. Esse processo gera dois produtos, ésteres (o nome químico do biodiesel) e glicerina (produto valorizado no mercado de sabões).
Existem muitas espécies vegetais no Brasil que podem ser usadas na produção do biodiesel, como o óleo de girassol, de amendoim, de mamona, de soja, entre outros. As misturas entre o biodiesel e o diesel mineral são conhecidas pela letra B mais o número que corresponde à quantidade de biodiesel na mistura. Por exemplo, se uma mistura tem 5% de biodiesel, é chamada B5, se tem 20% de biodiesel, é B20.A utilização do biodiesel puro ainda está sendo testada e se for utilizado somente biodiesel (100%) sem misturar com o diesel mineral, vai ser chamado B100. A experiência de utilização do biodiesel no mercado de combustíveis tem se dado em quatro níveis de concentração:
· Puro (B100)
· Misturas (B20 – B30)
· Aditivo (B5)
· Aditivo de lubricidade (B2) As