Belo Monte
Introdução
Belo Monte: A Gigantesca Barragem do Xingu
Situado no coração da Amazonia, o rio Xingu percorre 2 260 km atravessando os estados de Mato Grosso e Pará, cobrindo 531.250 km dando assim quase a equivalencia da superfície da França.
Foi feito um projeto na década de 80 para a construção da usina Belo Monte, que tem por objetivo, dar acesso à energia para mais de 40% da população brasileira, gerando assim empregos e contribuindo no desevolvimento economico e social do país.
Para dar a licença de instalação da hidrelétrica, a Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), fez uma série de exigências ; foram 14 planos de ação, 54 programas e 86 projetos para o desenvolvimento regional dos municípios de Altamira, Brasil Novo, Senador Porfírio, Vitória de Xingu e Anapu. Ao longo deste trabalho, será apresentado as questões sociais, ambientais, económicos e políticos.
Assunto: Construção da Usina Hidrelétrica
Localização: Altamira, no sudoeste do Pará
Rio: Xingu
País: Brasil
Continentes envolvidos: América, Europa.
Questão social:
Na maioria das organizações sociais têm convicção de que o projeto tem graves problemas e falhas na sua formação, uma delas sendo a questão social.
Este projeto ‘‘Usina’’ foi classificada pelo governo brazileiro como essêncial para garantir a oferta de energia elétrica necessária para a população brasileira.
Vários dos defensores desta construção, formados por empresários, moradores das cidades e políticos envolvidas pelo projeto, calculam que cerca de R$ 500 milhões mantenham o plano de desenvolvimento regional e que estaria garantido com a usina, contudo que seria aplicada em geração de empregos, educação, desenvolvimento da agricultura e atração de indústrias para a região.
O empresário Vilmar Soares, que vive em Altamira