Behaviorismo
Em resumo Behaviorismo (do inglês Behaviorism, derivado de behavior que significa comportamento, conduta) é o nome dado à Psicologia Comportamental, também conhecido em seu meio como comportamentalismo. Em administração, significa uma abordagem que enfatiza o sucesso organizacional por meio das variáveis humanas dentro da organização.
A partir dos trabalhos de dinâmica de grupo desenvolvidos por kurt Lewin e dos estudos de George Homans sobre sociologia funcional de grupo, a teoria administrativa passa a apresentar novas colocações. As raízes dessas novas contribuições localizam-se nos desdobramentos da Teoria das Relações Humanas, originando uma nova concepção de Administração. A abordagem comportamental, ou Behaviorista marca a mais forte influência das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de novas soluções democráticas. Trazem a teoria administrativa uma variedade de conclusões a respeito da natureza humana, entre os quais:
- O homem é um animal social dotado de necessidades.
- O homem é dotado de um sistema psíquico.
- O homem tem capacidade de articular a linguagem com o raciocínio abstrato.
-O homem é um animal dotado de aptidão para aprender.
-O comportamento humano é orientado para objetivos.
-O homem caracteriza-se por um padrão dual de comportamento.
Desta forma destacamos a complexidade do comportamento humano em suas ações, a abordagem comportamental mantêm predomínio da ênfase nas pessoas, inaugurada na Teoria das Relações Humanas, porem em um contexto organizacional mais amplo, que lhe serve de meio ambiente mais próximo. A Teoria Behaviorista trouxe uma nova concepção e um novo enfoque dentro da teoria administrativa: a abordagem das ciências do comportamento, o abandono das posições normativas e prescritivas das teorias anteriores e a adoção de posições explicativas e descritivas.
A Teoria comportamental da Administração origina-se com o desenvolvimento de um oposição ferrenha e definitiva da