Basketbool

2052 palavras 9 páginas
Índice:

1. Introdução: (pág.3)
História do basquetebol

2. Desenvolvimento: (págs. 4 a 9)
Campo de basquetebol
Objectivos do jogo
Características do basquetebol
Posições
Regulamento (faltas, regras, penalizações etc.)
Dribles
Paragens
Rotações
Passes (tipos de passes)
Lançamentos
Ressaltos

3. Conclusão (pág. 10)

4. Biografia (pág.11)

Introdução

História do basquetebol

Foi em 1891, devido ao longo Inverno de Massachussets, o director do Springfield College pediu a um professor de Educação Física, James Naismith, de 30 anos, para pensar num tipo de jogo sem violência que os alunos pudessem praticar, durante o Inverno, em recintos fechados e, durante o Verão, em áreas abertas.
O referido professor chegou à conclusão de que o jogo deveria ter um alvo fixo, algum grau de dificuldade e deveria, também, ser jogado com uma bola, maior que a de futebol, que saltasse com regularidade. Decidiu, então, que o jogo deveria ser jogado com as mãos, mas a bola não poderia ficar retida por muito tempo nem ser batida com o punho fechado, para evitar socos acidentais.
Nota: O cesto de basquetebol foi recortado, para evitar que, qualquer jogador, não tivesse que saltar até ao cesto para apanhar a bola.

Fig.1 - Cesto de basquetebol

Desenvolvimento

Campo de basquetebol

Na imagem que está em sima destacada representada um campo de Basquetebol com as dimensões oficiais, isto é, tem as medidas obrigatórias para se poder praticar Basquetebol de 5 contra 5 de forma oficial.

Objectivos do jogo:

O objectivo do jogo é introduzir a bola no cesto da equipe adversária (marcando pontos) e, simultaneamente, evitar que esta seja introduzida no próprio cesto, respeitando as regras do jogo. A equipe que obtiver mais pontos no fim do jogo vence.

A competição é dirigida por:
Três árbitros (um arbitro e um ou

Relacionados

  • basketbool
    1614 palavras | 7 páginas
  • trabalho de basketbool
    356 palavras | 2 páginas
  • ESPORTE COLETIVOS
    446 palavras | 2 páginas