Bacteriologia e Virologia
As células são as unidades fundamentais dos seres vivos, da menor bactéria a maior das plantas e dos animais. As bactérias, as menores células são visíveis apenas com o auxílio de um microscópio. As menores bactérias (Clamydia e Rickettsia) têm um diâmetro de apenas 0,1 a 0,2 µm, enquanto as maiores bactérias podem medir muitos micrômetros. Uma espécie recentemente descrita é centenas de vezes maior do que a média de tamanho das células bacterianas e é visível a olho nu. A maioria das espécies, porém, possui um diâmetro de aproximadamente 1 µm sendo, consequentemente, visíveis com o uso de um microscópico ótico, que possui uma resolução de 0,2 µm. Comparativamente, as células dos animais e das plantas são muito maiores, variando de 7µm (o diâmetro de um eritrócito) a várias dezenas de micrômetros (o comprimento de certas células nervosas).
Cada célula contém no ácido desoxirribonucléico (DNA) de seu genoma as bases genéticas para a reprodução, o maquinário bioquímico para transcrever a informação genética em RNA mensageiro (RNAm) e sua tradução em proteínas e o maquinário para a produção de energia e para a biossíntese, todos empacotados na membrana. Além disso, cada célula se replica por divisão celular. Os mecanismos e o aparato para realizar essas funções são basicamente parecidos, mas as especificidades podem ser diferentes para as bactérias e para as os organismos de ordem mais elevada. Estas diferenças são influenciadas pela estrutura da célula, pelo ambiente no qual a célula vive, pela fonte e pelos meios de produção de energia da célula, pelo ambiente, e pela natureza e necessidades de interação entre as células (ou pela falta disso).
2 – DESENVOLVIMENTO
2 .1 - MORFOLOGIA E ESTRUTURA DA CÉLULA BACTERIANA
2.1.1 - FORMA E ARRANJO
As bactérias de interesse médico podem apresentar formas esféricas ou comumente chamadas de cocos, cilíndricas ou bacilos e de espiral.
Os cocos são redondos, mas podem ser ovais, alongados ou