Bacharel
A resenha (ou resumo crítico) não é apenas um resumo informativo ou indicativo. Na resenha pede um elemento importante de interpretação de texto.
Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:
1. Qual o tema abordado pelo autor
2. Qual o problema ou foco da sua abordagem
3. Qual a posição do autor em relação ao tema (defende ou é contra?)
4. Quais são os argumentos centrais e complementares que o autor utiliza para sustentar sua posição. Após este mapeamento você terá os elementos necessários para iniciar a elaboração de uma Resenha Crítica.
Nos parágrafos iniciais é necessários fazer uma introdução ao objeto da resenha que pode ser um texto, um livro, um filme etc. Na sequência relate o problema, a posição do autor e as ideias centrais do objeto de análise. Faz parte do processo de elaboração da resenha que o resenhista destaque o ponto ao qual irá analisar criticamente. Para concluir desenvolva uma argumentação coerente contrapondo ou complementando o seu ponto de vista ao do autor.
Saiba que a finalidade de uma resenha é informar o leitor, de maneira objetiva e cortês, sobre o assunto, evidenciando a contribuição do mesmo para novas abordagens, novos conhecimentos, novas teorias a partir de uma análise questionadora do ponto de vista do resenhista. No entanto, mesmo que o resenhista tenha competência na matéria, isso não lhe dá o direito de fazer juízo de valor ou deturpar o pensamento do autor.
Não se esqueça:
A resenha é um texto corrido
No máximo é desenvolvido em 3 laudas, folha A4, espaçamento duplo;
No final deve constar a referência bibliográfica.
Resenha: “Afinal, quem é o líder voltado aos princípios do desenvolvimento sustentável”
No texto os autores abordam as mudanças que as organizações vem sofrendo de maneira ‘forçada’, em função da globalização e das fortes tendências