Bacharel em Quimica
Flaviane Alves dos Santos RA: 060894
1) RESUMO
O trabalho descrito a seguir trata de análises qualitativas de compostos orgânicos através de ensaios de identificação de grupos funcionais. Dentre esses ensaios incluem-se a determinação das propriedades físicas (ponto de fusão e ebulição), usadas para a determinação da pureza de amostras; testes de solubilidades, os quais permitem prever a presença ou ausência de grupos funcionais e reatividade em alguns casos; determinação de heteroátomo e ensaios específicos para grupos funcionais. Pretende-se desenvolver a capacidade de identificação dos grupos funcionais em amostras desconhecidas. Trabalhou-se com padrão positivo, negativo e branco para cada ensaio, com a finalidade é criar-se familiaridade com os resultados que podem aparecer na análise de amostras não identificadas.
2) INTRODUÇÃO
Uma das mais importantes linhas da química orgânica é a análise qualitativa de compostos desconhecidos [1], uma vez que, raramente, os analistas se deparam com amostras puras. Por isso devem conhecer os principais métodos de identificação de grupos funcionais. Assim, o interesse na análise qualitativa ainda permanece embora já existam métodos de análise orgânica muito mais sofisticados, os quais incluem instrumentos altamente desenvolvidos[3]. Exemplos desses métodos instrumentais são a cromatografia e técnicas espectroscópicas [3].
A análise orgânica também constitui um excelente método de ensino da disciplina[3]. Mas para se fazer uma análise qualitativa de compostos orgânicos, deve-se seguir certos passos indispensáveis, tais como análises preliminares de ignição em chama, odor, uma vez que certas substâncias orgânicas apresentam odores característicos,e pureza, através de análise do ponto de fusão e ebulição.
Algumas análises elementares, como fusão com sódio, são indispensáveis, uma vez que, em uma amostra orgânica desconhecida, pode haver outros elementos além de