Bacen
Operações de Crédito: Juros e Spread Bancário
Operações de Crédito
As Operações de Crédito distribuem-se segundo as seguintes modalidades:
a) empréstimos: que são as operações realizadas sem destinação específica ou vínculo à comprovação da aplicação dos recursos: Ex.: empréstimo para capital de giro, empréstimo pessoal , adiantamento a depositantes.
b) títulos descontados: que são as operações de desconto de títulos;
c) financiamentos: que são as operações realizadas com destinação específica, vinculadas à comprovação da aplicação dos recursos. Ex.: financiamentos de parques industriais, máquinas e equipamentos, bens de consumo durável, etc
Spread Bancário
É a diferença entre as taxas de juros de empréstimos e de captação das instituições financeiras. Os bancos captam recursos dos clientes e fazem empréstimos. Por causa da probabilidades de inadimplência, os bancos quando emprestam cobram um acréscimo por conta do risco de crédito.
Não é de se admirar que os bancos tenham um lucro gigantesco. Analise a tabela abaixo e tire suas conclusões. Lembre-se: Taxa de captação é o que o banco paga quando aplicamos nosso dinheiro, no caso, o CDB, e Taxa de aplicação é o juros que o banco cobra, seja cheque especial, ou empréstimos, etc.
Evolução do Spread Bancário - Dez 2000/Jul 2001 - em %
Como foi em Agosto de 2001
As operações de crédito, em agosto, continuaram refletindo as expectativas dos agentes frente às repercussões dos fatores adversos a que tem sido submetida a economia brasileira nos últimos meses. Nesse sentido, o aumento do saldo das carteiras deve ser associado, principalmente, à incorporação de encargos financeiros sobre os contratos em curso, tendo em vista que a demanda por novos recursos continuou em retração.
Ao final de agosto, o volume das operações ativas realizadas com recursos livres atingiu R$192,4 bilhões, com variação de 2,4% no mês. As taxas médias de juros praticadas nas operações de crédito do