Azul de bromotimol
O azul de bromotimol (BTB, a partir de seu nome na língua inglesa bromothymol blue) é um indicador de pH que em solução ácida fica amarelo, em solução básica fica azul e em solução neutra fica verde.
Este indicador atua como um ácido fraco em solução. Pode então se apresentar na forma protonada ou deprotonada, amarela e azul, respectivamente.
É tipicamente vendido na forma de um sólido como sal de sódio do indicador ácido. Seu pKa é 7.10.
O azul de bromotimol é um indicador ácido-base orgânico sintético. É representado pela fórmula química C27H28Br2O5S, apresenta-se sólido em seu estado puro e em condições ambientes, praticamente inodoros, é parcialmente solúvel em água. É solúvel em alguns solventes orgânicos como álcool, soluções aquosas de álcalis e éter etílico. É pouco solúvel em benzeno, tolueno e xileno e praticamente insolúvel em éter de petróleo. Sua estrutura é formada por duas moléculas de timol (monoterpeno fenólico), que contem um átomo de bromo (Br) unido ao anel aromático e um anel benzênico ligado a um éster sulfônico cíclico. Comumente, essa substância é comercializada sob a forma de um pó químico branco.
Reação de viragem
Assim como a maior parte dos indicadores, o azul de bromotimol é um ácido orgânico fraco; em meio ácido (nesse caso, abaixo de 6,0), apresenta coloração amarela, enquanto que em meio básico (acima de 7,6), a cor muda para azul. A mudança da cor ácida para a básica ou da básica para a ácida acontece em certos intervalos de pH, denominados faixas ou intervalos de viragem, que no caso do azul de bromotimol é de 6,0 a 7,6. Quando o valor do pH está dentro da faixa de viragem, forma-se uma cor intermediária (esverdeada). Essa alteração da coloração apenas pode ser percebida pela visão humana quando varia aproximadamente duas unidades de pH.
Usos
É um indicador adequado para determinações de ácidos e bases fracos, preferencialmente em pH próximo de 7.
Uma de suas aplicações típicas como indicador é a