AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO NA ALBABETIZAÇÃO

2095 palavras 9 páginas
AVALIAÇÃO E PROMOÇÃO: DUAS ETAPAS FUNDAMENTAIS DENTRO DO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Lidia Gomes Pereira – lidiagpereira@hotmail.com
Graduanda do Curso de Letras - Língua Portuguesa do Centro Universitário são Camilo-ES,
Maisa Lopes de Sousa – maisa19hotmail.com
Graduanda do Curso de Matemática do Centro Universitário são Camilo-ES,

Resumo

Quem inventou a escrita inventou ao mesmo tempo as regras da alfabetização, ou seja, as regras que permitem decifrar o que está escrito, entender como o sistema de escrita funciona e saber como usá-lo apropriadamente. A alfabetização é, pois, tão antiga quanto os sistemas de escrita, sendo, de certo modo, a atividade escolar mais antiga da humanidade. Dentro desse universo, temos a avaliação e a promoção, duas atividades pedagógicas sem as quais a escola não sobrevive, embora nem por isso as pratique de maneira exemplar. Primeiramente existe a confusão que se estabeleceu em muitas escolas entre elas. De um lado a avaliação que deve contemplar um julgamento sobre o que os alunos fazem para aprender e sobre o que o professor faz para ensinar dentro do processo de aprendizagem. De outro lado, tem-se a promoção, que julga da conveniência ou não de um aluno passar para as atividades escolares do ano seguinte.

Palavras-Chave: Alfabetização, avaliação e promoção.

1 INTRODUÇÃO

Dados pertencentes a uma estatística lementável, revelam que a escola não sabe avaliar para corrigir e ensinar, mas somente para promover ou não o aluno. A formação de arquivos com os trabalhos realizados pelos alunos é o material que o professor precisa para poder avaliar o progresso dos alunos.
Esse tipo de ação requer uma mudança de atitude. Nào acontece simplesmente porque alguém decretou uma lei ou uma norma. Deve fazer parte das convicções pedagógicas mais profundas do educador.
Muitos professores gostariam mudar radicalmente su prática pedagógica, mas, infelizmente encontram obstáculos nas normas e até mesmo no comportamento

Relacionados

  • Produção textual interdisciplinar
    1839 palavras | 8 páginas