aula
Profª. Solange T.Soua
FARMACOLOGIA
“ O desejo de ingerir medicamentos e a principal característica que distingue o homem dos animais”
William Osler ( médico canadense )
FARMACOLOGIA
Por que?
MELHORAR SUA QUALIDADE DE VIDA
ALIVIAR OU SE POSSÍVEL ABOLIR A DOR
PROLONGAR A VIDA
...
1. Nem sempre logram o resultado desejado
2. Muitas vezes só alcançam o alívio ou consolo do paciente
3. Do ponto de vista histórico existem relatos muito antigos sobre o uso de drogas no tratamento de enfermidades
FARMACOLOGIA
É
a ciência que estuda as interações entre os compostos químicos com o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em um efeito maléfico (tóxico) ou benéfico ( medicamento ).
FARMACOLOGIA E
SUAS VERTENTES
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacoepidemiologia: Trata-se do estudo dos efeitos dos fármacos em nível populacional. Ocupa-se com a variabilidade dos efeitos farmacológicos entre indivíduos de uma determinada população e entre populações. Constitui um tópico cada vez mais importante para as autoridades regulamentadoras, que decidem se um novo fármaco pode ou não ser aprovado para uso terapêutico. A variabilidade entre indivíduos ou populações tem um efeito adverso sobre a utilidade de um fármaco, embora seu nível de efeito médio possa ser satisfatório.
Os
estudos farmacoepidemiológicos também consideram a aderência do paciente ao tratamento e outros fatores pertinentes quando o fármaco é utilizado em condições reais.
FARMACOLOGIA E SUAS VERTENTES
Farmacoeconomia:
Este ramo da economia da saúde visa quantificar, em termos econômicos, o custo e o benefício das substâncias utilizadas terapeuticamente. Surgiu em decorrência da preocupação de muitos governos em fornecer uma assistência à saúde a partir dos impostos de renda. Levando questões sobre quais os tipos de procedimentos terapêuticos mais convenientes em termos monetários.
INTRODUÇÃO À FARMACOLOGIA
FARMACOLOGIA BÁSICA
Fármaco: substância de