Aula n
Já é consenso entre todos os grandes teóricos de que a comunicação e a informação são as bases de todos os contatos sociais.
Desde os desenhos rupestres até as grandes redes de computadores, os seres humanos se comunicam.
A comunicação é crucial para o estabelecimento da continuidade da vida social.
Durante milênios o ato da comunicação se limitou aos sinais sonoros, visuais e sensoriais emitidos pelo corpo humano. Com o tempo, mudanças vieram, e o tambor transformou-se numa extensão da fala e os sinais de fumo numa extensão dos gestos.
Quando falamos em comunicação social, três palavras devem ser analisadas.
Comunicação: transmissão de sentidos, causais ou intencionais, de um ponto para outro
Meio: é o canal de passagem, é o veículo
Mensagem: estrutura organizada de Sinais que serve de suporte à comunicação
MASSIFICAÇÃO
Vivemos em uma sociedade de massas.
Massa: conjunto de elementos no qual o número de pessoas que expressam opinião é sempre muito menor do que o das que recebem.
Neste sentido, podemos dizer que a massa pode ser entendida como um número indeterminado de indivíduos alcançados pelos meios de comunicação de massa, com informações e opiniões previamente formadas e depois veiculadas.
Seguindo este mesmo raciocínio, temos que, massificar é uma ação de influenciar e/ ou orientar indivíduos por meio deste tipo de comunicação social. Acaba criando, com isto, transformações e estereótipos, que estejam vinculados às reações, condutas, desejos, modas, etc. A comunicação social, é voltada para ampla faixa de público, que é anônimo, disperso e heterogêneo.
Os principais meios propagadores da comunicação social, são: jornais, revista, rádio, televisão, teatro, cinema, redes computacionais, publicidade e propaganda, entre outros.
A atividade de comunicação de massas, é uma atividade como qualquer outra, praticamente regrada por princípios capitalistas, que são sustentadas por propagandas e publicidades.
Infelizmente a