ATUALIDADES
Alexandre Pinto
1
Temas mais Debatidos pela Mídia 1/2013
I – Mundo Globalizado
1) Crise Global
a) Europa
Em sua prior crise desde a 2ª Guerra Mundial, a Europa passa pela Grécia. Não que o país periférico tenha poder de afundar toda a Europa, mas sobretudo o que o estopim político de uma revolta poderia causar em toda a Europa. E a situação continua catastrófica: em 2012, o PIB grego encolheu 7%.
Ainda assim, o parlamento grego aprovou, o novo pacote de austeridade. Para políticos da direita, o país não tem saída, sua única opção é seguir com as reformas. Para a esquerda, o país é vítima do neoliberalismo e do conservadorismo alemão, e se nada for feito, tornar-se-á agora vítima dos neonazistas.
Enquanto isso na França, único país que pode de fato fazer frente ao conservadorismo alemão, o presidente Françóis Hollande disse que “vinha tentando conter a crise com paliativos, agora, vai usar o bisturi”.
Pelo sim, pelo não, o ator Gérard Depardieu, se tornou mais um rico francês a buscar "exílio fiscal". Para escapar do aumento do imposto de renda em sua terra natal, o ator obteve cidadania russa.
Embora a mobilização popular continue a crescer em toda a Europa, ocorreu a primeira greve continental, com vários países fazem greves simultâneas, a mobilização é menor do que se poderia supor e não demonstra, ao menos até agora, que terá força para abalar as estruturas do poder.
b) Loucos a beira do abismo nos EUA
Mesmo contra a vontade popular, os republicanos continuam dispostos a boicotar o acordo de ajuste fiscal. O acerto precário e de última hora adia a crise fiscal por mais dois meses. Mas, Democratas e Republicanos vão ter de tapar juntos o buraco das contas públicas.
Se não houver acordo para elevação do teto da dívida, o governo terá que cortar gastos em áreas importantes, num momento em que a economia não está completamente recuperada da crise. E se Obama decidisse ao invés de cortar os gastos ampliar a arrecadação através da