attv

2550 palavras 11 páginas
1. Novo Modelo de Gestão Ambiental

A Política Ambiental Paulista (PAP), executada desde o início de 2007, investe fortemente na capacidade de gestão, necessária para assegurar qualidade ao desenvolvimento econômico paulista. O fortalecimento da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA) busca tornar efetiva a bandeira da sustentabilidade, com resultados concretos, mensuráveis e com absoluta transparência. Mais que discutir, fazer.
A gestão ambiental eficiente exigiu uma reformulação administrativa da SMA e, simultaneamente, a definição de prioridades de ação, consubstanciada na formulação e execução de 21 Projetos Ambientais Estratégicos. Eles indicam uma radicalização da agenda ambiental no Estado de São Paulo, uma busca pela solução na raiz do problema ecológico.
No campo institucional, duas alterações significativas ocorrem logo no início da gestão do então governador José Serra:
a) a vinculação da agenda azul junto ao sistema estadual de meio ambiente, transferindo-se a Coordenadoria de Recursos Hídricos da área do saneamento e energia para a SMA, favorecendo a integração entre os dois sistemas.
b) a alteração, do Instituto Florestal para a Fundação Florestal, na gestão das Unidades de Conservação (UCs) do Estado. Com a mudança, saindo da administração direta e passando para uma fundação, a política de proteção e uso social das UCs ganhou maior consistência e agilidade.
Tais modificações se reforçam, na sequência, com a reforma administrativa da SMA, expressa no Decreto 53.027/2008, posteriormente aprimorado pelo Decreto 54.653/2009. Quatro áreas ganharam destaque na nova estrutura de gestão, transformando-se em Coordenadorias: a educação ambiental, o planejamento estratégico, a proteção e recuperação da biodiversidade e os recursos hídricos.
Os Institutos de Pesquisa vinculados à Pasta - Botânico, Geológico e Florestal – reforçaram seu papel fundamental na geração de conhecimento científico, base da gestão dos recursos naturais. Os Institutos de

Relacionados

  • Experimento de ph
    1276 palavras | 6 páginas
  • HC 1996 Repercuss o no aparelho locomotor
    6589 palavras | 27 páginas
  • legisla o
    102057 palavras | 409 páginas