ATPS
Elementos coesivos ou mecanismo de coesão
A coesão textual diz respeito ás articulações gramatical existentes entre as palavras, orações, frases, parágrafos e partes maiores de um texto que garantem sua conexão sequencial. Primeiramente, vamos relembrar o conceito de coesão:
É aquilo que tem lógica que forma um todo harmônico coerente.
Por-isso, a ligação entre coesão e coerência é tão falada!
Existem três pontos chaves para observar.
Conectivos: são conjunções que liga uma a-outra, que permite que um período tenha conexão com outro existem muitos: Mas, porém, toda via, entretanto, portanto, uma vez que, já que, desde que, dessa forma,
Os períodos muito longos são os maiores responsáveis pela confusão textual:
Prefira usar frases curtas. Objetivas ou se for necessário o uso de uma oração mais explicativa.
Vamos a alguns exemplos:
Coerência
“O garoto não gosta de futebol. E, portanto fica chamando seus amigos para jogar (incoerência).”
“Não existem baterias automotivas ruins, porém a falta de grana do usuário o faz comprar uma de má qualidade.” (incoerentes).
“Eu gosto de frango, mas tenho medo de gripe aviaria”.
- Ah, mas só dá Ásia, responderam.
- Justo na parte de que eu mais gosto?
Quando falamos de coesão textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc. Entre os elementos que garantem a coesão de um texto, temos:
A) As referências e as reiterações: Este tipo de coesão acontece quando um termo faz referência a outro texto, quando reitera algo que já foi dito antes ou quando uma palavra é substituída por outra que possui com ela uma relação semântica. Alguns destes termos só podem ser compreendidos mediante estas relações com outros termos do texto, como é o caso da anáfora e da catáfora.
B) As substituições lexicais (elementos que fazem a coesão lexical): este tipo de coesão acontece