ATPS Sociologia
Etapa: 2
O filme “ENTRE OS MUROS da Escola”, relata o dia-a-dia de jovens alunos em uma escola que fica localizada em uma região carente da França. Neste filme o foco fica centralizado em uma turma de 7° serie, com alunos de diferentes culturas. Neste podemos observar muitas particularidades de cada aluno, reforçando o conceito que todos são diferentes e que o professor tem o papel de chegar de formar diferentes nestes alunos, para atingir um mesmo resultado com todos. Os professores neste filme também são bem diferentes, e possuem métodos diferentes de ensino.
Nesta turma os alunos têm aulas com vários professores, um método semelhante ao que o Brasil trabalha nesta serie, um professor para cada matéria e um professor regente que represente e observa melhor a turma. O professor regente desta turma, se mostra bem dedicado em ensinar e desenvolver esta turma, mas passa por diversas dificuldades, pois trata com adolescentes que estão na puberdade, com culturas e histórias diferentes e possuem um olhar analítico em relação as regras, e grande dificuldade em entende-las e segui-las.
O filme mostra uma difícil relação entre aluno e professor.
Alunos em uma faze difícil de rebeldia e professores com todos os seus defeitos humanos.
O filme não mostra como agir ou como lidar com essas diferenças e dificuldades vividas no filme, apenas relata uma realidade que é muito comum na França onde o filme foi produzido e é uma realidade nos dias de hoje no Brasil, e nos faz pensar e refletir em relação ao assunto, pois temos que aprender a lidar e preparar estes jovens para sociedade. Todos possuem uma história, uma experiência e a escola deve respeitar e integrar estes jovens na sociedade. A sociedade vive em constante mudanças, sendo assim sempre devemos buscar novas alternativas para acompanhar estar mudanças e para acompanhar as novas gerações.
Para Durklein, o indivíduo e a sociedade compõem uma inter-relação, onde uma parte