Atps de comportamento organizacional
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Técnicas de Negociação
PROF. EAD: MSC. KAREM GRUBERT ROJAS
ACADÊMICOS: Braucelino Ferreira RA: 421727
Dirceu dos Santos Vieira dos Passos RA: 426103
Fernando de Oliveira da Silva RA: 436877
Jonatã Herbert Checoni RA: 411542
Vanilza Cristina de Castro Gaio Cubilla RA: 333893
GUAÍRA – PR 2013
Roteiro de Preparação para Negociações Salariais
Planejar é uma arte e poucas pessoas conseguem obter êxito no processo de planejamento, e em qualquer área de atividade é necessário sempre estar planejando. Em uma negociação, o planejamento se traduz no preparo do negociador em definir os limites aceitáveis de concessões, e o estudo dos comportamentos dos demais envolvidos nesse processo, visando reforçar seu ponto de vista e definir a estratégia de contra argumentar as propostas do oponente. Sendo assim, fica entendido que "pensar antes de agir" é extremamente fundamental para se tomar atitudes bem fundadas e de acordo com os objetivos de onde se quer chegar.
O negociador precisa estar preparado para receber um “não” para uma proposta pretendida, evitando ficar irritado com tal situação. Porém esse comportamento não resolve um conflito, pelo contrário, só aumenta em proporção desse. A principal ação é questionar do por que dessa decisão desfavorável, com a finalidade de contra argumentar e provar que merece esse aumento. Procurar tomar conhecimento do motivo ao qual foi dada uma resposta negativa é muito importante para rebater uma negativa e tentar obter êxito na situação, ao trazer para a discussão, argumentos favoráveis sobre ao seu desempenho profissional.
Em uma negociação, a ética se traduz na capacidade do negociador pesquisar e verificar várias fontes de informações, com a finalidade de bem fundamentar o seu