ATPS Adm 2 Etapa
Nesse trabalho discutimos a relação entre as organizações no século XIX e XXI assistindo ao vídeo Tempos Modernos de Charles Chaplin. Procuramos ainda auxiliar o Sr. Bread, proprietário da Padaria Q Pão a reestruturar o seu negócio utilizando as Teorias da Escola Clássica.
RELATÓRIO SOBRE O VÍDEO TEMPOS MODERNOS
Ao assistir o filme Tempos Modernos e refletir sobre ele, entendemos que existem ainda semelhanças entre a organização daquela época e a atual, pois o filme retrata muita bem a execução do trabalho repetitivo na linha de produção e a conseqüente alienação do colaborador, ação que hoje ainda ocorre, sendo ele ainda na linha de produção (cargos mais baixos), ou em trabalhos que não exige especialização e grande conhecimento, porém, hoje em dia, temos acesso a mais informações e a cursos, onde a cobrança das empresas também se diferencia, e o nível de exigência está mais alto.
Quando aconteceu a criação da máquina alimentadora desenvolvida para eliminar o desperdício de tempos de produção, a finalidade era a de aumentar a produtividade das organizações enfocando apenas na realização das tarefas de forma rápida e eficiente, sem se preocupar com as limitações físicas e psicológicas do ser humano, trazendo com isso conseqüências graves como certos tipos de lesões físicas e mentais causadas por realizar uma única tarefa repetidamente, processo apresentado no filme quando o personagem Carlitos, criado e estrelado por Charles Chaplin, aperta parafusos em uma esteira na linha de produção de uma fábrica americana, e mesmo fora de seu ambiente de trabalho, ele continua apertando parafusos ou qualquer outro objeto que se pareça com um. Após esse fato, o personagem é internado em uma clínica para pacientes com problemas psicológicos. Conseqüência que mesmo hoje em dia ainda é recorrente em nosso ambiente de trabalho, ocasionada principalmente pela cobrança das organizações por resultado, e o aumento de lucratividade.Taylor dizia que