Atividade de Dinâmica de Grupo: Breve histórico
Departamento de Psicologia
Alunas: Joice Martins, Katiellen Renata Pereira, Maria Luiza Leal, Mirian Pollyana Vitalino e Sabrina Barbosa Patrício
Professora Marciane Cleuri
ATIVIDADE – Dinâmicas de Grupo
Como se desenvolveu o trabalho em grupos e quais foram os objetivos destes estudos em base de pequenos grupos? Já no século XIX, os sociólogos estudavam comportamentos coletivos de forma geral, depois no século XX começaram a estudar os processos de controle social nos pequenos grupos. Houve então, as primeiras pesquisas experimentais. Essa quantidade aumentou em 1930, para investigar fenômenos grupais. É interessante ressaltar que na Segunda Guerra mundial deu espaço para EUA inserir muitas pesquisas sobre Dinâmicas de Grupos. Com muitas ditaduras, agressões, e crises econômicas, houve um maior interesse na democracia, usando assim estudos sobre grupos, usando isso como objetivo.
Como surgiram os “grupos de sensibilidade” e “grupos de encontro”? Depois de toda preocupação com o “movimento relações humanas” nos EUA, foi realizado métodos para que discutissem maneiras, possibilidades dentro de um grupo, buscando aconselhar os participantes, buscando também compreender o processo de cada um. Dessa forma, surgiram os chamados “Grupos de sensibilidade” e “grupos de encontro”. Logo mais tarde, nas dinâmicas de grupo lewiniana foram influenciadas por ideias de Carl Rogers, Maslow e mais tarde, gestalticas e transacionais.
Quais eram os tipos de liderança e como funcionava? Existia dois tipos: autoritária e a Democrática. A Liderança Autoritária colocava atividades para o grupo fazer, sem explicar os objetivos, não se preocupando com aperfeiçoamentos e aprimoramentos com que maneira o grupo realizava.
A liderança democrática era totalmente diferente, as decisões eram feitas em conjunto, buscavam aprimoramento e aperfeiçoamento do grupo em questão, sempre havendo discussões, porém, conseguia ter uma normalização.