Atendimento ao cliente
Segundo Renato Fonseca de Andrade, consultor de orientação empresarial do SEBRAE, as empresas têm suas características especificas e, com certeza, seus processos de atendimento irão refletir essas diferenças.
Objetivos mais precisos e adequados para cada empresa podem ser facilmente conseguidos com pesquisas ou análises das reclamações mais freqüentes. Muitas vezes, um simples telefonema pode mostrar claramente o caminho. Um bom atendimento ao cliente garante à sua empresa um benefício extra que diferencia o seu produto dos outros, sem cair em uma guerra de preços auto-destrutiva com a concorrência. Quanto melhor o atendimento, maior o seu diferencial competitivo.
Mas esta diferenciação tem um custo e o seu objetivo final é um nível maior de qualidade. Todas as decisões devem ser tomadas levando-se em conta o que o consumidor quer e precisa, bem como o que a concorrência oferece.
No mercado competitivo em que se vive, um bom atendimento ao cliente pode ser a chave para a sobrevivência. Ele tem o poder de afetar a reputação da empresa positivamente ou negativamente mais do que qualquer outro fator.
Conforme Cobra (1992), o cliente se conquista e se mantém com base na qualidade de atendimento. A responsabilidade da implementação é um mix de oportunidades e estratégias que dimensionam a importância de comunicação com o cliente, maximizando o poder de fidelização e credibilidade entre a empresa e o cliente.
2. JUSTIFICATIVA
A estabilidade econômica vivida pelo Brasil nos últimos tempos proporcionou aumento no poder