asdfsdf
A pedagogia libertadora teve inicio em 1960 e sua origem vem da metodologia de alfabetização de adultos, essa pedagogia foi forjada pelo nacionalismo - desenvolvimentista, o novo pensamento social católico – solidarismo cristão, e também a vertente pedagógica escolanovista, esses três ideários estavam presente no começo do ano de 1960.
A ideia que partia da pedagogia libertadora era de que, as pessoas eram sujeitos da historia, e cabia a elas conscientizar-se e se por a luta política para buscar uma transformação social, pois essa pedagogia visava os oprimidos e buscava uma educação voltada para o povo, e também visava à transformação política pedagógica dos educadores para uma transformação da sociedade e com isso a criação do homem novo, assim conseguir promover uma consciência critica e deixando de ser uma ciência ingênua.
Em 1961 nace os cpcs que derivou se da união nacional dos estudantes, e vinham trazendo teatro, cinema e artes plásticas e literárias e principalmente alfabetização, de um modo que seja acessível a todos. O MCP, juntamente com a